11 maio 2015

Massa Pão de Ló x Massa Amanteigada

Fonte Imagem: http://www.puratos.com.br/pt/produtos-receitas/nossos-produtos/confeitaria/tegralpaodelo.jsp
Você decidiu fazer um bolo, pesquisou a receita na internet, achou várias, mas na hora de salvar a sua favorita, percebeu que existe uma diferença grande de ingredientes a cada receita encontrada.

Qual a diferença entre elas? Para que serve cada massa?

Massa de Pão de Ló: Eu considero uma massa coringa na hora de preparar um bolo. Possui uma textura macia, leve, de sabor neutro. A sua base é ovos + açúcar + farinha + fermento, podendo agregar líquidos (como leite, sucos ou até água). O segredo do pão de ló delicioso está na hora do preparo, é essencial bater muito bem a massa, além de eliminar qualquer cheiro desagradável de ovo, vai dar leveza. Para batedeiras planetárias, use o batedor de globo, falamos dele (aqui), bata no mínimo por 10 minutos. Bolos que combinam com essa massa são de chantilly ou marshmallow, também dá muito certo fazer rocambole!

Massa Amanteigada: Muito muiiiito saborosa, úmida, mas muito gordurosa! Como o nome já diz, sua base é a manteiga (nunca use margarina), massa mais pesada, o batedor ideal é o de pá, não é necessário bater por mais de 10 minutos, o grande segredo dessa massa é misturar muito bem a manteiga com o açúcar, até formar um creme. Indico usa – la para cupcakes ou bolos de pasta americana.

Receita Pão de Ló Tradicional
04 Ovos
02 Copos de Farinha de Trigo
02 Copos de Açúcar
01 Copo de Leite
01 Colher (sopa) Fermento

Modo de Preparo
Bater as claras em neve, acrescentar açúcar, depois as gemas, bater muito bem, em seguida mistures a farinha de trigo, por último fermento. Forno pré aquecido, 180º graus, 35 á 40 minutos ou até dourar.

Receita Massa Amanteigada
200 gr Manteiga
02 Xícaras Açúcar
03 Ovos
01 Xícara Leite
03 Xícaras de Farinha de Trigo
01 Colher (sopa) Fermento

Modo de Preparo
Bater na batedeira margarina, açúcar e os ovos. Depois de formar um creme claro, misture o leite e a farinha de trigo. Por último acrescente o fermento.Forno pré aquecido, 180º graus, 35 à 40 minutos ou até dourar.

  1. Olá,boa tarde gostei muito do blog e das dicas.Gostaria de saber qual o tamanho de forma devo usar para esta receita?

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, tudo bem? Obrigada pelo comentário e pelo carinho! A receita da massa de pão de ló rende uma forma retangular nº 3. Já a receita de massa amanteigada rende uma forma nº 2. bjs

    ResponderExcluir
  3. Qual a medida em cm da forma? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Na hora de assar, eu gosto de usar a forma do tamanho 40x30

    ResponderExcluir
  5. Oi boa tarde queria saber se precisa ser usada para assar o pão de lo a forma desmontável e se e realmente preciso usar o papel manteiga?obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Entraremos em contato em breve.!



DOCERIA SÓ MAIS UM PEDAÇO (C) I DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.