08 maio 2015

Porque meu bolo não deu certo??

Fonte Imagem: http://receitadasilvia.blogspot.com.br/2011/09/por-que-este-bolo-deu-errado.html
Está cansada de não entender porque seu bolo não está tão bonito??? Você pegou aquela receita incrível na TV, ficou animadíssima, passou no mercado comprou todos os ingredientes, está tudo ok, quando de repente, na hora de tirar seu bolo do forno, ele está totalmente diferente da foto que viu na internet!! Isso acontece pessoal, mas afinal porque com o meu bolo?? Se você seguiu a receita à risca, leu atentamente então porque ele não deu certo?

Leia com atenção a receita
É importante LER MUITO BEM a receita, as vezes você está acostumada(o) a bater ovos inteiros com o açúcar, mas a receita pede para bater apenas as gemas com o açúcar, acrescentando depois a clara em neve, pronto uma leitura errada, já é o inicio para sua receita não dar certo.

Forma/Assadeira Correta
Quando pegamos uma receita na TV, internet, livros ou revista sempre preste bastante atenção no rendimento, se a receita é para uma forma de 20 cm, você usar uma de 30cm, há grande chance do seu bolo virar um grande biscoito. Receitas com fermento costumam crescer, mas eles não fazem milagres, se você usar a forma errada.

Untar a Forma
É muito importante untar a forma, ou colocar papel manteiga na hora de assar. Se não untar, na hora de desenformar o bolo não vai sair, ou depois de muito trabalho, vai sair todo quebrado.

Compre uma Balança
Nos dias de hoje, eu considero a balança item tão fundamental na confeitaria como uma batedeira. Eu não gosto de fazer receitas usando xícaras, algumas gramas a menos ou a mais de alguns ingredientes podem interferir e muito no resultado final.

Cuidado ao mudar os ingredientes da receita
Você decidiu fazer um bolo, a receita pediu cacau em pó, quando olhou na dispensa, só tinha achocolatado, você substituiu e deu certo? Ok. Outro dia, foi fazer um bolo amanteigado e substituiu a manteiga por margarina, xiii, dessa vez não deu certo?? É porque a margarina não tem a gordura suficiente de uma manteiga, então cuidado ao substituir os ingredientes.

Aumentando ou Diminuindo a Receita
Cuidado na hora de dobrar ou diminuir, em alguns casos pode não dar certo ou render muito que não comporta o volume na batedeira, ou pior, transbordar da assadeira, deixando seu forno e cozinha com cheiro de queimado.

Forno
Na maioria das receitas, o forno deve estar pré-aquecido, se isso for solicitado obedeça pré aquecendo minutos antes. Evite colocar assadeiras em todas as grades do forno, pois dificulta a passagem de calor em algumas vezes, e os bolos não assam por igual. Outra dica, evite abrir o forno nos primeiros 20 minutos, isso faz com que a temperatura diminua, alterando a cocção do seu produto. Sabe quando o bolo murcha? Um dos motivos pode ter sido isso! 

Ficou com dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários.

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Entraremos em contato em breve.!



DOCERIA SÓ MAIS UM PEDAÇO (C) I DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.