19 setembro 2016

O que são Aditivos?

Você já reparou que ao entrar no corredor dos corantes, granulados e geléias, existem alguns potinhos pequenos? São chamados de aditivos.

São substâncias adicionadas aos alimentos na fase de processamento para aumentar o seu período de vida ou melhorar sabor e apresentação. Existem muitos tipos de aditivos alimentares, nomeadamente, corantes, conservantes, adoçantes, antioxidantes, emulsionantes e potenciadores de sabor.
Ácido Cítrico
Naturalmente encontrado em frutas cítricas como limão, laranja, lima, abacaxi.
Utilizado em sorvetes, mousses, sucos, doces ou em qualquer segmento onde se queira acentuar a sensação de acidez ou em geléias, legumes, frutas em conservas ou caldas onde se queira prolongar o frescor na coloração, textura e sabor das frutas ou legumes utilizados.
A dosagem sugerida 1 colher de chá para cada kilo de receita. Sendo possível em determinados casos aumentar esta dosagem em até 3 vezes, tomando-se cuidado para não dar a conotação “azeda” em demasia ao produto final.

Ágar Ágar
 Obtida através da extração de algas marinhas vermelhas, tendo origem puramente vegetal, portanto é um produto natural.
Age principalmente como agente gelificante, devido ao seu alto poder de gelificação e elevada força de gel à baixa concentração. Sua aplicação abrange vários setores da alimentação, na refinação de vinhos e sucos, na  panificação e confeitaria, como estabilizante de massas, agindo como captador de água, aumentando a porcentagem de água absorvida e, portanto melhorando a condição de trabalho das massas.
Em doces de frutas, geléias, gelatinas e balas de goma, onde é mais divulgada, graças ao seu alto poder e rapidez de gelificação, sem necessidade de refrigeração.

Antimofo em Pó
Produto obtido por processo químico. Sua utilização média é de 50 g para cada 25 kg de farinha trigo em produtos de panificação e confeitaria, garantindo a vida útil dos pães embalados de 8 a 10 dias ou até mais.

Bicarbonato de Amônio



Utilizado como auxiliar do fermento, muito usado em bolachas e biscoitos.
Mode de Usar: 15 a 20 gramas para kg de Farinha de Trigo.

CMC
Age como espessante, estabilizante (aglutinante) e agente de corpo em diversos segmentos da área alimentícia como: congelados, cremes, maioneses, margarinas, alimentos dietéticos, sopas e sobremesas em pó ou prontos, bebidas em geral, sucos de frutas e refrescos.Também é usado em preparados sólidos ou líquidos para refrescos, refrigerantes e licores.

Amplamente utilizado como espessante da confecção da pasta americana.

A quantia de utilização depende da função a que se destina. Usar de 1 à 5 gramas por quilo de produto.

Cremor de Tártaro
 
Sal ácido obtido dos resíduos salinos liberados na fermentação do vinho nas paredes dos toneis. Utilizado como controlador da cristalização do açúcar, isto quer dizer, ajuda a manter a superfície dos doces mais secos (sem melar).É muito utilizado em suspiros, bolos caramelados ou confeitados, maçã do amor, geléias, chocolates, cocadas, etc. Por ter leve ação fermentativa, também pode auxiliar na maciez de bolos, tortas, glacês, cremes, caldas doces, biscoitos, etc.
Dosagem sugerida é 1 colher das de chá para cada kilo de receita. Sendo possível manipular esta quantia para mais ou para menos, dependendo da carga de açúcar em superfície, sem prejuízo do sabor ou valor do alimento.


Emulsificante
Aditivo que promove rápida emulsão entre os ingredientes. Dando elasticidade, textura, maciez, leveza deixando a massa mais aerada. 01 colher sobremesa para 300 gramas de farinha.
 Sorvete: 08 a 10 gramas para cada litro.

Glicerina Bidestilada
Líquido xaroposo, incolor, inodoro, de sabor levemente adocicado. Origem vegetal. Sua função específica é agir como umectante, isto é retém a carga de umidade de determinados meios, retardando o processo de ressecamento por evaporação normal ou portempo de estocagem. Tem uma ampla utilização, abrangendo vários setores, como resinas e tintas, produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria entre outros. Na alimentação é permitida sua utilização em balas, caramelos e similares, bombons e similares, chocolate, frutas desidratadas, gelados, recheios, revestimentos de bombons e similares, e diversos produtos de confeitaria, inclusive Marshmallow.

Vanilina
Aroma concentrado de baunilha. Pode ser usado em pães, bolos, recheios.

Xarope de Glucose
Solução concentrada transparente de alta viscosidade obtida de açúcares de milho através de um avançado processo tecnológico.Sua função é enriquecer as massas com a presença suave de açúcar de milho, promovendo ora maciez às massas ora cristalinidade à textura superficial de geléias e doces cristalizados e bolos caramelados, auxiliando no retardamento da cristalização natural do açúcar de cana
Utilizado em bolos, caramelos, frutas cristalizadas, geléias, doces de vários tipos, sorvetes e até produtos de panificação.

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário. Entraremos em contato em breve.!



DOCERIA SÓ MAIS UM PEDAÇO (C) I DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.