Quem nunca viu aquele doce lindo, maravilhoso de chocolate na vitrine, mas quando mordeu, ficou com um gosto estranho na boca, não derretia, só tinha nome de chocolate, porque o sabor e textura passava longe.
Nem sempre é usado chocolate de boa qualidade nos doces, existem 3 tipos de chocolate.
Chocolate Nobre
Com alto percentual de manteiga de cacau é o único "chocolate verdadeiro". Possuí brilho e uma textura que derreta na boca, deve passar pela temperagem antes de ser usado. Encontrado nas versões ao leite, meio amargo, amargo, extra amargo, blend (mistura de ao leite com meio amargo) e branco.
Chocolate Fracionado
Brilho acentuado, dispensa a temperagem. É identificado como cobertura. Feito com a gordura vegetal de palma. Tem mais sabor de leite e textura mais aveludada que o hidrogenado. Seca rápido e concede mais economia nas preparações banhadas com chocolate devido a sua textura mais fluida, permitindo coberturas mais finas.
Muito usado em recheios, para banhar pão de mel, fazer casquinhas de bombons trufados e na decoração de arabescos, seu uso deve ser em pequenas porções pois seu sabor não é igual ao do chocolate nobre. Não é indicado para o preparo de massa de trufa, cobertura de bombons ou dos ovos de Páscoa.
Chocolate Hidrogenado
Manteiga de cacau é substituída por óleo vegetal hidrogenado. É mais barato e mais fácil de trabalhar. Geralmente empregado em produções de grande escala, diminuindo os custos.
Sua qualidade final, fica comprometida quando comparada ao nobre, pois é inferior em sabor e textura. É encontrado em barra ou pastilhas nas versões ao leite, meio amargo, branco e colorido, sendo ideal para a decoração e coberturas de doces ou pães, não sendo adequado para para fazer trufas, bombons ou ovos de páscoa, pois tem sabor e aroma de gordura vegetal.
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário. Entraremos em contato em breve.!